By

Validade do passaporte para viagem à Europa

passaporte

No último dia 19 de julho, passou a vigorar uma nova regra referente à documentação exigida para passageiros com destino a países pertencentes ao chamado espaço Schengen, na Europa.

Até então, era exigido que o passaporte fosse válido durante toda a estada nestes países. Porém, com a nova regra, passa a ser requerido que o passaporte esteja válido por 3 meses após a saída do passageiro da área Schengen. Em outras palavras, o passaporte deve ter validade de, no mínimo, mais 3 meses após a data de retorno ao Brasil ou saída para outro país fora da área Schengen.

Pertencem ao espaço Schengen os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, República Tcheca, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíca.

Lembramos que, para estes países, não é necessário visto para permanência como turista por até 3 meses, sendo exigido somente o passaporte (agora válido por 3 meses após a saída do espaço).

Verifique sua documentação com antecedência e evite transtornos no seu embarque!

Em caso de dúvidas, consulte a Intercultural!

40 Responses to Validade do passaporte para viagem à Europa

  1. Iuri says:

    Com essa alteração nao é necessário que o passaporte tenha mais do que os 06 meses antes da validade?? Agora é preciso que tenha validade superior a três meses da saida?? Obrigado.

    • Marina says:

      Olá, Iuri! O que a regra diz é que tem que ter validade de mais três meses após a data do retorno ou da saída dos países Schengen.
      Obrigada.

  2. Cezarina says:

    Quero fazer o Caminho de Compostela e provavalmente levarei de 30 a 45 dias caminhando (deixei uma margem de segurança) . Gostaria de saber: – posso tirar o passaporte com muita antecedência? Como funciona esta questão de validade, não gostaria de passar por nenhum transtorno fora de casa. Agradeço a atenção.
    Cezarina

  3. Jose sarto Souza says:

    Vou viajar dia 07/01/2014 para Roma e volto dia 18/01/2014 via Lisboa.
    Meu passaporte vence dia 13/08/2014. É necessario tirar outro passoporte?

    • Marina says:

      Olá, José, como a regra diz que o seu passaporte deve estar válido por 3 meses após o seu retorno, e ele é válido por quase 7 meses após o seu retorno, você não precisaria de um novo passaporte. Você já comprou a passagem? Seguro-saúde, hospedagem etc? Conte conosco para esses e outros serviços. Obrigada.

  4. cecilia says:

    E para Inglaterra (Reino Unido), a exigência é de 3 meses de validade também?

  5. Beto says:

    Marina, obrigado pelo post!
    Poderia dizer onde conseguiu esta informação sobre a validade necessária do passaporte para entrada na Inglaterra?
    Abs

  6. Neto says:

    Oi Marina,

    Na página da Imigração Britânica só diz que deve se ter um passaporte válido para o período da viagem, diferente de Portugal, que realmente exige um passaporte com validade de 3 meses após a data da saída prevista do país.

    “http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/policyandlaw/guidance/ecg/ecb/ecb8/#header5

  7. Renata S. Barthonelli says:

    Oi Marina, sou brasileira e moro atualmente com meu marido e filhos (5 e 2 anos) na Alemanha. As criancas sao nascidas no Brasil. Queremos viajar ao Brasil no proximo ano e meu passaporte e o do meu filho de 5 anos vencem em julho/2014. Essa regra sobre a validade de 3 meses apos saida da area Schengen e valida nesse caso? Se sim, significa que devemos viajar ao Brasil no inicio de abril/2014? Qual e a regra para a volta de brasileiros ao Brasil, quero dizer, o nosso passaporte deve ter validade minima para entrada no Brasil? Obrigada

    • Marina says:

      Oi, Renata. Eu não sei se entendi direito, mas imagino que isso dependa do tipo de visto que vocês tem. Para voltar ao Brasil, seu passaporte deve estar válido. E, em tese, ao retornarem para a Alemanha, seu passaporte deve ser válido pelo período em que for permanecer aí e mais 3 meses. Não sei se respondi sua dúvida, mas sem ter conhecimento do caso específico, fica difícil responder. É importante que você verifique isso quando for comprar sua passagem. Estamos à disposição.

  8. dayane says:

    Boa noite Marina,

    me confirme se entendi , eu viajo para Espanha e Portugal no dia 17 de janeiro de 2014 e fico até 31 de janeiro; meu passaporte vence no dia 06 de julho de 2014, posso viajar tranquila?

    • Marina says:

      Olá, Dayane, sim, pela regra você pode viajar tranquila. Mas é sempre bom confirmar com o seu consultor de viagens. Você está viajando pela Intercultural? Peço que nos diga o nome do seu consultor, que pedirei para ele entrar em contato com você, para verificar tudo. Obrigada!

  9. dayane says:

    não estou indo sozinha , sem empresa.

  10. dayane says:

    Marina se vc puder confirmar para mim, pq tinha ficado desesperada, mas depois do que li fiquei tranquila.

  11. Manon T. Leite says:

    Vou viajar para Europa entrando por Paris dia 24/01 e volto dia 05/02. Vou a Ingalterra de trem. Meu passaporte vence 14/05. Terei problemas?

    • Marina says:

      Olá, Manon, tudo bem? Em princípio, não, pois estaria dentro do prazo de 3 meses de validade após a data do seu retorno, mas é importante que você verifique com o seu consultor de viagens. Você comprou sua passagem na Intercultural? Com qual consultor? Ele pode verificar para você. Obrigada.

  12. Maria says:

    Boa noite. Vou viajar para França dia 17/3/2014 e vou a Londres de 25/3 a 30/3/14. Meu passaporte vence em 2 de agosto de 2014. Estará na validade? Obrigada.

    • Marina says:

      Olá, Maria, tudo bem? Vai depender da data em que você sair da Europa. A partir da data de saída, o passaporte deve estar válido por mais 3 meses. O ideal é que você converse com o seu consultor de viagens. Você comprou sua passagem na Intercultural? Obrigada!

  13. Maria says:

    Nao comprei sozinha. Minha viagem termina dia 30/3/2014. Com o vencimento do passaporte em 2/8/2014 nao irei ter problemas, certo? Fiquei na duvida pois vi informações divergentes na internet e até mesmo nos sites dos consulados franceses. No site de São Paulo diz q a validade é de 3 meses a contar da saída e no do Rio diz q deverá estar válido por 6 meses a contar da imigração. Obrigada pela ajuda!

    • Marina says:

      Olá, Maria, você pode checar com a companhia aérea para ter a informação mais atualizada, mas pela informação que temos, você não deve ter problemas. Boa viagem e nos procure da próxima vez que for viajar. Será um prazer atendê-la!

  14. camila says:

    E se a pessoa mora na Inglaterra e tem 5 meses de validade na data do retorno

    • Marina says:

      Olá, Camila, se você mora na Inglaterra, você deve ter algum visto especial para isso, então deve verificar as regras do seu visto. Abraços!

  15. Luciana do Amaral says:

    vou viajar para Portugal no dia 19 de maio de 2014 e volto no dia 18 de junho de 2014 meu passaporte vende em 2016, posso viajar tranquila?
    grata

    • Marina says:

      Olá, Luciana, pode sim, mas o ideal é que você consulte sempre seu agente de viagens. Se você comprou sua passagem conosco, entre em contato com o nosso consultor que a atendeu. Obrigada e boa viagem!

  16. Luiz says:

    Olá,

    Vou estar na Alemanha de 12 a 23 de abril. Meu passaporte é válido até 15/09/14.
    Vou cumprir o prazo de 3 meses…mas vi em algum lugar uma pessoa falando que seriam 6 meses porque são “90 dias como turista” + 90 dias depois que você sai da Europa e não a data prevista pra sua saída. Já ouviu falar disso?
    Abraço

  17. Fernandes Antonio Monteiro says:

    Eu e minha esposa vamos viajar para Espanha, via Paris e Roma onde vamos permanecer alguns dias e depois vamos para Barcelona. Sairemos de Porto Alegre dia 04 de maio e voltaremos, saindo de Barcelona dia 17 de maio. Nosso passaporte esta pronto desde out/2013 e tem validade, como vocês sabem por cinco anos. Vale a regra dos três meses?
    Desde já agradeço a informação.

    Fernandes

    • Marina says:

      Olá, Fernandes, os 3 meses são o mínimo. Se está válido por 5 anos, vocês não precisam se preocupar. Mas é sempre bom verificar com o consultor de viagens de vocês. Boa viagem!

  18. Marcelo says:

    Desculpa meu português mais nunca morei no Brasil e nem estudei o português. Eu moro na Suica a 15 anos e estudo em Londres (Visto de estudante valido ate 15 de maio 2014). No momento estou em Londres e o 12 de marco estarei viajando para o Brasil de ferias ate o 22 de marco. Meu passaporte (So tenho passaporte Brasileiro) vai vencer o 18 de junho 2014. Minha viaje vai ser Londres-POA e POA-Londres. Gostaria de saber se vou ter problemas com meu passaporte considerando que a Inglaterra não faz parte do acordo de Schengen. Vou poder voltar para Londres ou vou ter problemas?

    Obrigado

    Marcelo

    • Marina says:

      Marcelo, este post é sobre quem está viajando a turismo. No seu caso, deve obedecer as regras do visto de estudante. Sugiro que você consulte seu agente de viagens. Imagino que não terá problemas, já que estará vindo ao Brasil e possivelmente fará um novo passaporte quando estiver aqui, mas é importante ver a situação específica. Obrigada!

  19. Rafael Z. says:

    Ol’a
    Estou indo viajar em maio para portugal e depois para franca.Meu passaporte e valido ate 20 outubro 2014.Sera’ que consigo ir de trem ate londres, ou nao consigo ir pela validade do passaporte?
    Obrigado desde ja!!

  20. Rafael Z. says:

    Ola’ Marina,
    Retorno em maio mesmo.
    Obrigado

    • Marina says:

      Oi Rafael, se você retorna ao Brasil em maio e seu passaporte é válido até outubro, então, aparentemente, você está dentro da regra de validade de 3 meses após o retorno. Mas é sempre bom você checar com seu consultor de viagens. Obrigada e boa viagem!

  21. Marta Sandra says:

    Olá, eu to indo para a França dia 07/05/2014 e volto dia 22/05. A validade do meu passaporte é dia 24/08/2014, é preciso tirar outro? Obrigada.

    • Marina says:

      Olá, Marta, tudo bem? A princípio, seu passaporte estaria válido por 3 meses após a sua saída, então você não precisaria tirar outro, mas é sempre bom checar com seu agente de viagens. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *

%d blogueiros gostam disto: