Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Memorial Day: o que é e qual a importância deste dia?

Memorial Day: o que é e qual a importância deste dia?

Como o próprio nome já diz, o Memorial Day, ou Dia da Recordação na tradução para o português, é um feriado muito importante dos Estados Unidos.

O Memorial Day é uma data que homenageia os militares que morreram defendendo o país através das Forças Armadas.

Essa famosa data comemorativa dos EUA é celebrada todo ano na última segunda-feira de maio. O Memorial Day também marca o começo (não oficial) do verão para grande parte dos americanos.

Isso porque a maioria das escolas e universidades entram em recesso nesta época do ano. Além disso, muitos americanos também aproveitam para viajar.

Continue a leitura e saiba mais sobre esta data!

A importância do Memorial Day nos Estados Unidos

Só para você ter uma ideia da importância desse feriado nos Estados Unidos, saiba que ele dura três dias.

Durante esses três dias, os norte-americanos aproveitam para visitar memoriais e cemitérios para homenagear os militares que partiram em combate.

As homenagens geralmente são feitas através de flores nas lápides. Outro símbolo que marca a data é a bandeira americana, que fica pendurada como sinal de respeito aos que partiram.

Outro costume do Memorial Day é um momento de silêncio de âmbito nacional, realizado às 15 horas para prestar homenagens aos militares que se foram.

Algumas pessoas confundem o Memorial Day com o Veteran’s Day (Dia dos Veteranos). Porém, as duas datas comemorativas dos Estados Unidos têm significados diferentes.

Enquanto o Memorial Day homenageia os militares que perderam a vida durante a guerra servindo à pátria, o Veteran’s Day homenageia a todos os combatentes que serviram às Forças Armadas.

O Dia dos Veteranos é comemorado todo ano no dia 11 de novembro.

História do Memorial Day

O Memorial Day foi criado para homenagear os soldados que perderam a vida durante a Guerra da Secessão (1861-1865).

Essa foi a guerra civil mais “famosa” dos EUA, com a triste perda de mais de 550 mil pessoas.

Depois de um tempo, o Memorial Day passou a homenagear todos os militares que faleceram em qualquer combate das Forças Armadas americanas.

O primeiro ano dedicado a homenagear os mortos de guerras foi 1866, em Waterloo. Essa foi a primeira cidade que realizou a celebração oficial do dia que homenageia aqueles que já se foram.

Em 1868, o fundador de uma organização de veteranos e ex-general da Guerra Civil, John A. Logan, propôs que 30 de maio fosse a data oficial para lembrar dos falecidos da guerra.

Nessa época, era chamado de “Dia da Decoração”, por conta do costume de decorar os túmulos com flores. Nesse sentido, a data foi declarada oficialmente feriado por quase todo o país, no início do século XX.

Foi só depois da Primeira Guerra Mundial que o Dia da Decoração cresceu e passou a homenagear os mortos de todas as guerras que os EUA participaram.

Depois da Segunda Guerra Mundial, se tornou o Memorial Day. Em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson determinou que Waterloo, em Nova York, seria o local de origem oficial do Memorial Day.

Em 1971, o Congresso dos EUA declarou o Memorial Day como feriado nos Estados Unidos e determinou que sua celebração seria na última segunda-feira de maio, o que se mantém até hoje.

Uma das tradições desta data comemorativa dos Estados Unidos é a cerimônia realizada pelo presidente ou vice-presidente dos EUA, no Cemitério Nacional de Arlington.

Durante a cerimônia, uma coroa de flores é depositada no Túmulo do “Soldado Desconhecido”. Trata-se de um monumento que homenageia todos os soldados que faleceram nas guerras e não tiveram seus corpos identificados.

Saiba mais sobre o Memorial Day durante o intercâmbio!

Agora que você já conhece o Memorial Day, já sabe que, se estiver nos Estados Unidos durante esta data, vai poder vivenciar este momento com um significado tão importante.

Fale agora mesmo com um de nossos consultores e programe já sua viagem.

Banner tudo sobre intercâmbio
RELACIONADOS

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.